sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

E aí


que eu tô lendo Orgulho e Preconceito e tô adorando. Sério mesmo. Eu, a Tang e a Murder tínhamos um certo trauma da Jane Austen por causa desse livro:


Que, como você poderiam constatar se a imagem fosse um pouquinho maior, é uma filha de uma puta de uma adaptação. Que nos fez odiar a tal Jane Austen por anos. E termos ânsia de vômito à menção do nome do livro ao lado e tal.

Então morra, Lídia Cavalcante-Luther. Morra.

Brincadeira.

O fato é que pouco a pouco o meu trauma de infância foi sendo superado por milhões de pessoas diferentes falando coisas lindas desse livro (incluindo minha professora amada do Yázigi e talz) e por um dia que eu assisti o filme e gostei bastante do que vi. Não só por causa do Mr. Darcy-não-sei-o-nome-do-ator e da Keira Knightley-SUALINDA, mas pela história, pela Inglaterra da época, pelas roupas, pela chuva... Pelo clima do filme em si, sabe?

Aí eu falei disso com o Átila, ele tinha o livro e me emprestou e estou com ele aqui, morrendo de amores.


atentem para o marca-página que na verdade é uma etiqueta da minha calça nova


Eu estou em, hmm, dois terços do livro, creio eu. Na página duzentos e pouco.

Tudo me cativa nesse livro. O ambiente, o tempo, os personagens. Cada um mais cativante que o outro (LIZZY, OI, JANE, OI, MR. DARCY, OI), cada um com suas qualidades nem tão perfeitas, todos vistos sob as lentes (na maior parte do tempo) nada condescendentes de Elizabeth Bennet.

Ela é irônica, sarcástica, mas nem por isso deixa de ser um docinho nas horas vagas. Ela tenta ser ao máximo realista e racional, ao passo que é inevitavelmente romântica. Ama ler, ama observar as pessoas e seus comportamentos, suas superficialidades, suas mentiras.

Com ela, não dá pra não cair no clichê do "era uma mulher a frente de seu tempo", porque ela definitivamente era — e a própria Jane Austen também, na verdade.

A mulher é tão foda em suceder fatos interessantes e que te fazem ficar curioso numa época tão chata que você nem percebe pra onde está sendo levado. Você só vai... e vai... Naquele climinha nublado... aqueles vestidos e aquelas carruagens...


2 comentários:

Muni disse...

eu peguei esse livro pra ler há uns três anos e desisti porque achei mortalmente chato. não me mate, hahaha. talvez lendo hoje em dia eu ache bom e tal.

Hide and Seek disse...

Tipo, eu super entendo quem não gosta ou quem acha supertedioso e tal. Não é uma daquelas coisas que eu fico COMO ASSIM TU NÃO GOSTOU, haha XD

Mas dê outra chance a ele. Vai que tu gosta.

 

Blog Template by YummyLolly.com